A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria de Estado da Saúde, e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina completou nove anos no dia 20 de janeiro de 2019. Nesta quarta-feira, 30, na Sede do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), no Aeroporto Internacional Hercílio Luz,  ocorreu a solenidade alusiva ao 9º aniversário de criação da parceria, que já atendeu mais de 7 mil missões realizadas neste período, com o atendimento direto de mais pelo menos 6,2 mil pessoas e 6,5 mil horas de voos.

Foto: Robson Valverde

No evento também foi realizada a transferência de  Comando do BOA do Ten Cel BM Diogo Bahia Losso ao Ten Cel BM Giovanni Matiuzzi Zacarias. Na cerimônia foi comemorado o aniversário da parceria  pioneira entre os profissionais das duas instituições pelos nove anos de serviço prestados ao cidadão catarinense .

“Sempre digo que as maiores premissas para o andamento dos serviços pré-hospitalares no geral são, a segurança em primeiro lugar e a sincronia de um bom trabalho em equipe.”, testemunha o Coordenador Médico do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) de Santa Catarina, Bruno Quercia Barros, que já atua na área desde o começo da parceria. Desde 2010, o GRAU (Grupo de Resposta Aérea de Urgência) e o BOA (Batalhão de Operações Aéreas), unidades integrantes do SAMU SC e CBMSC, já somam quase 8 mil ocorrências atendidas em todo Estado. “As peculiaridades de nossa atividade fazem com que não sejamos melhores e nem piores, apenas diferentes. A constante atualização dos protocolos de atendimento e incansáveis treinamentos nos permitem trabalhar com segurança e fortalece nosso espírito de equipe. Atualmente somos 25 médicos e 18 enfermeiros, de segunda a segunda, atendendo em quatro aeronaves, distribuídas por todo o estado de SC”, concluiu.

No discurso da passagem de comando, o Ten. Cel. BM Diogo Bahia Losso registrou seu agradecimento e aplausos à Secretaria de Estado da Saúde, principal responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. “O que nos torna diferentes não são as características do serviço, mas o capital humano. A todos vocês, os meus agradecimentos e minha continência”, discursou emocionado o Tenente Coronel.