Profissionais da equipe do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, que é Centro de Referencia do Estado de Santa Catarina, participaram do I Congresso em Rede, realizado na última quinta-feira, 13. O evento, que transcorreu das 9h às 16h, foi organizado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e transmitido por vídeoconferência por meio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

O congresso reuniu os 27 estados e o Distrito Federal, e representou a última fase do processo de construção do Plano de Ação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o período 2020-2023. Nesse planejamento estão elencadas as condições necessárias ao desenvolvimento de ações estratégicas para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com o propósito de responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe catarinense esteve representada pelas médicas Maria Beatriz Reinert do Nascimento e Claudia Bortolaso Pinto, enfermeiras Fernanda do Amaral Verbinem Nunes  e Juliana Antonio Bittencourt, e pela nutricionista Liana Melissa Chaves, que acomanharam a transmissão das conferências na sala RUTE do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville.

Na oportunidade, também foram entregues os certificados de credenciamento para oito dos 12 Bancos de Leite Humano de Santa Catarina, pelo cumprimento dos requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano. Esta certificação diz respeito à verificação do grau de conformidade que cada Banco de Leite Humano atinge na operação do Sistema de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br).

Os oito bancos que receberam a certificação foram a Maternidade Darcy Vargas  (Joinville), o Banco de Leite Humano de Blumenau, o Hospital e Maternidade Jaraguá (Jaraguá do Sul), Hospital e  Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí), Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão), Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra), Hospital Hélio dos Anjos Ortiz (Curitibanos) e Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis).