A Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR) de Criciúma, fez uma nova prorrogação de prazo do contrato que garante repasse financeiro para manutenção dos atendimentos nas comunidades terapêuticas da região. A assinatura foi feita no auditório da 20ª Gerência Regional de Saúde, na tarde dessa segunda-feira, 12, pelo secretário executivo da ADR, João Fabris e pelo gerente rRgional de Saúde, Fernando De Fáveri.

“O resgate da cidadania e da dignidade é o resultado do trabalho das comunidades terapêuticas. E nossa função é auxiliar na manutenção”, destacou o gerente regional. Ao todo, nove entidades de seis municípios da Região Carbonífera serão beneficiadas. O período de vigência do contrato será de Janeiro a Dezembro de 2019.

“Mais uma vez reforçamos nosso agradecimento ao Governo do Estado pela parceria. Sem esse apoio provavelmente muitos de nós teríamos que fechar as portas”, afirmou Vânio de Oliveira, presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina (Fecotesc) e também presidente do Desafio Jovem e Desafio Jovem Feminino de Criciúma.

Em Criciúma continuarão sendo beneficiadas a comunidade terapêutica Águas Vivas, Desafio Jovem e Desafio Jovem Feminino. Em Içara o contrato foi prorrogado com o Centro de Tratamento de Adicções (Cetrad) e no Balneário Rincão com o Centro de Recuperação Vida Jovem e Casa de Restauração. O Centro de Recuperação Luz de Vale (Cerluz), de Nova Veneza, o Programa Institucional Aluno Aprendiz (PIAA), de Treviso, e o Centro de Tratamento Rosa de Saron, de Siderópolis, também receberão recursos do Estado por mais 12 meses.