icone facebookicone twittericone instagram

O trabalho que a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolve há oito anos no território catarinense vem contribuindo para garantir de forma mais ágil e organizada o acesso dos pacientes às consultas e aos exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao mesmo tempo, exerce importante papel na redução das filas de espera. Atualmente, 60% das consultas e exames regulados pelo Estado apresentam listas com índices bastante reduzidos, próximo de zero.

A CERA é responsável pela regulação de 337 especialidades e sub-especialidades médicas, sendo 249 em consultas e 88 em exames. A central conta com 27 médicos reguladores que avaliam os pacientes por critérios de classificação de risco.

A central regula 51 unidades hospitalares em todo o Estado. Do total, 17 estão na Grande Florianópolis, sete no Grande Oeste, quatro no Meio Oeste, 13 no Sul, três no Norte, três no Nordeste, três no Vale do Itajaí, uma na Foz do Rio Itajaí e uma na Serra Catarinense.

Filas de espera

Os resultados do trabalho desenvolvido pela central refletem-se nos índices registrados nas listas de espera. Na Grande Florianópolis, por exemplo, não existe fila de espera para as consultas de cardiologia e endocrinologia pediátricas, geriatria, ginecologia (oncológica), hematologia infantil, infectologia, urologia (andrologia). O mesmo vale para os exames  de ultrassonografia (pediatria) e de ressonância magnética (oncologia).

Na Macrorregião Nordeste as filas também estão zeradas para exames de broncoscopia, consultas em nefrologia adulto e em neurocirurgia adulto e pediátrica.

Na Macrorregião do Grande Oeste, as filas por exames de cateterismo, consulta em cardiologia e cirurgia cardíaca, consulta em gastroenterologia, nefrologia, cirurgia oncológica e urologia oncológica prosseguem sem interrupção.

No Vale do Itajaí, o fluxo das consultas para cirurgia de cabeça e pescoço, gastroenterologia, mastologia e para cirurgia ortopédica também transcorrem normalmente.

Já no Sul, os pacientes dos hospitais regulados não têm enfrentado fila para consultas em cardiologia (hemodinâmica), cirurgia ginecológica (pré-operatório), cirurgia geral pediátrica, cirurgia geral vascular, neurocirurgia e neurologia adulto, oftalmologia (Catarata) e ortopedia adulto.

Agendamentos

Nos últimos anos o número de agendamentos de consultas e exames regulados pelo Estado tem crescido significativamente. De Janeiro a Junho deste ano foram registrados 3.086.952 agendamentos. Apenas entre as instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram 213.548 agendamentos.

Endoscopia 1 Reduzida.jpg

Foto: Paulo Goeth