icone facebookicone twittericone instagram

A partir desta quinta-feira, 21, a aeronave Arcanjo 04 começou a operar em nova base, localizada no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, a primeira do Corpo de Bombeiros Militar na região do Oeste do estado. O Arcanjo 04 é um avião de asa fixa, com tripulação composta por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar e suas principais atividades são o transporte aeromédico especializado de vítimas graves e apoio a SC Transplantes.

O serviço aeromédico é gratuito, disponibilizado pelo Governo do Estado e gerenciado pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do SAMU. Entre as ocorrências atendidas pela aeronave, estão as transferências de pacientes entre unidades hospitalares e os transportes de órgãos a serem transplantados. A logística do transporte com uso das aeronaves é uma forma de otimizar recursos públicos, aumentando a sobrevida humana e favorecendo, inclusive, a disponibilidade de utilização dos leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) disponíveis nos hospitais do estado.

A base de Chapecó é a terceira sede dos Arcanjos em Santa Catarina. Além de Florianópolis, onde operam um helicóptero e um avião (Arcanjos 01 e 02), há a base de Blumenau, com o helicóptero Arcanjo 03.