Com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira e do secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, foi inaugurado na manhã desta terça-feira o Centro Cirúrgico de Alta Complexidade do Centro de Pesquisas Oncológicas, o Cepon, em Florianópolis. A unidade é especializada em tratamento contra o câncer. A nova ala conta com quatro salas de cirurgia, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 18 leitos de internação pós-operatória e uma Central de Materiais Esterilizados (CME).

“É uma conquista para Santa Catarina. Os pacientes serão tratados com muita dignidade. O câncer é uma doença que fragiliza as famílias e ainda mais os pacientes, que precisam de um atendimento humanizado. A estrutura que nós estamos inaugurando vai proporcionar exatamente isso. O Cepon agora oferecerá atendimento ainda melhor para o nosso Estado, do diagnóstico aos procedimentos cirúrgicos, ”, afirmou o governador durante a visita às instalações.

Aumento da estrutura

Até o fim do ano, será possível realizar 200 cirurgias por mês no novo centro, mais que dobrando a capacidade do Cepon. Para trabalhar no local, serão contratados mais 104 trabalhadores, o que fará com que o quadro de funcionários da unidade passe de 580 para 684.

Também serão aumentados os repasses estaduais para a Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece), que administra a unidade. O valor mensal, que hoje é de R$ 6 milhões, será de R$ 7,5 milhões a partir de junho.

Missão cumprida

Acélio Casagrande ressaltou o fato do Governo do Estado estar repassando todos os meses, desde fevereiro, ao menos 14% da receita para a área da Saúde, conforme determina uma emenda aprovada pela Assembleia Legislativa. O secretário afirmou que a decisão de priorizar a pasta foi um “ato de coragem” de Eduardo Pinho Moreira. “Com esses 14% e mais os recursos extras que vêm do Ministério, de Brasília, seremos capazes de manter e ampliar os nossos serviços. A nossa maior recompensa é ver o sorriso de quem será atendido aqui. E o melhor diagnóstico é aquele que chega cedo”, disse Casagrande.

A diretora do Cepon, Maria Tereza Evangelista Schoeller, foi muito aplaudida pelos funcionários ao ser chamada para discursar. Em sua fala, ela contou um pouco da trajetória do Cepon, que começou numa sala dentro do hospital Celso Ramos, idealizada pelo médico Alfredo Daura Jorge, e disse que a inauguração representa a realização de um sonho. “Sem dúvidas, vamos salvar muitas vidas. Essa unidade apenas reforça o nosso lema, que é o paciente em primeiro lugar. Agora nós já podemos dizer: missão cumprida”, frisou Schoeller.

Outro a comemorar o início das operações — as primeiras cirurgias devem ocorrer no dia 18 de junho — foi o presidente da Associação dos Amigos e Pacientes de Câncer (Aspac-SC), João Vianei,quem lembrou da longa luta para que o espaço se tornasse uma realidade . "Temos mais uma arma poderosa para enfrentar esse inimigo cruel, que é o câncer. O paciente tem um horizonte muito curto e, por isso, quem tem câncer tem pressa”, afirmou Vianei.

Alívio para outras unidades

Além de reduzir o tempo de espera para a realização das cirurgias oncológicas, o novo centro cirúrgico do Cepon também contribuirá para melhorar o serviço prestado em outras unidades, como o Hospital Celso Ramos, o Regional de São José, o Hospital Universitário e a Maternidade Carmela Dutra.

Presente à inauguração, o diretor do Hospital Regional de São José, Valdir Ferreira, conta que em sua unidade são realizadas quatro cirurgias diárias de pacientes com câncer. Com o tempo, a maior parte delas será encaminhada ao Cepon, gerando um efeito positivo em cascata. “Hoje esses pacientes estão competindo com os politraumatizados, por exemplo. Tem gente que espera meses na fila. Com essa política de vocacionar os hospitais, é possível que o paciente se trate no melhor lugar para isso”, afirmou.

4AReduzida

Foto: Paulo Goeth