icone facebookicone twittericone instagram


No próximo sábado,19, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data busca sensibilizar a população sobre a importância da doação e do papel dos bancos de leites que garantem a sobrevivência de bebês prematuros ou internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos recém-nascidos.

Santa Catarina tem hoje 12 bancos de leites e seis postos de coleta. Um dos bancos de leite humano com intensa atividade é o da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville. Ele foi criado em 1980, é certificado pelo Ministério da Saúde (MS) e considerado referência estadual.

Somente em 2017 foram realizados 20.263 atendimentos a nutrizes e seus bebês, e 1.353 visitas domiciliares a 678 doadoras, com a coleta de 970,5 litros de leite que beneficiaram 631 bebês prematuros ou que estavam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.

O Banco de Leite também é responsável por orientar as mães sobre amamentação. O setor funciona das 7h às 19h, diariamente, dispondo de uma equipe de profissionais que fazem a coleta domiciliar. No segundo semestre de 2017 foram realizadas 703 visitas domiciliares a 285 doadoras, o que resultou na coleta de 401 litros de leite.

A rede de bancos de leite brasileira é a maior do mundo, e captar mais doadoras é um dos grandes desafios. O leite materno é o alimento ideal para os bebês por conter todos os nutrientes que necessitam. A amamentação está relacionada à redução da desnutrição e mortalidade infantil.