icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou do evento “Diálogos para fortalecer a assistência à saúde em Santa Catarina: Atenção Primária, Rede de Urgência e Emergência e Saúde Mental" nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de maio. O encontro, promovido pelo Ministério Público de SC (MPSC), teve uma abordagem multidisciplinar. Foi realizado no auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, em Florianópolis.

evento MPSC

Foto: Silviane Mannrich Ascom/SES/SC

Na abertura do evento, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforçou a importância no diálogo para a construção de políticas públicas. “A saúde mental é a pauta mais complexa que estamos vivendo com o pós-covid e com o fechamento dos hospitais de custódia. Não dá mais pra gente ficar na limitação do total de leitos de saúde mental dentro dos hospitais gerais, porque eles são insuficientes. Precisamos enfrentar o desafio de ampliar esses leitos, para que possamos manter uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e médico psiquiátrico”.

Além disso, o direcionamento correto dos pacientes na rede de acordo com a complexidade do atendimento foi outro destaque da secretária Carmen Zanotto. “Nós também temos, assim como em outros estados brasileiros, uma rede desenhada, mas ainda com muito desvio de caminho. Na porta de entrada de um hospital, de média e alta complexidade, de 70% a 80% dos pacientes são verdes e azuis, então estamos falhando em algum momento. Os casos verdes e azuis devem ser atendidos, mas qual é a porta de entrada deles? Emergência do hospital ou é a porta da UPA? Então se nós não fortalecermos toda essa rede, a gente não vai conseguir avançar na garantia daquilo que para nós é muito caro, que é a Saúde”.

No segundo dia do evento, o secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, palestrou sobre a Política de saúde e acesso a serviços de Média e Alta Complexidade em SC - listas de espera e sobrecarga da Rede de Urgência e Emergência.

Entre os dados apresentados destaque para o número de cirurgias eletivas e emergenciais realizadas entre 2023 até abril: 430.867 mil. Também foram ampliados 163 leitos de UTI e entregues 81 novas ambulâncias para o SAMU. Além disso, mais de 80% das cirurgias oncológicas estão sendo realizadas dentro do prazo de 60 dias, conforme a legislação.

“Temos como objetivo reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas, consultas e exames. Assegurar o atendimento prioritário aos pacientes com câncer. Reduzir o tempo de espera e a distância geográfica para o atendimento do paciente a ainda aumentar a resolutividade dos serviços prestados,” explica Diogo Demarchi Silva.

Direcionado a membros e servidores do MPSC com atuações conexas à área da Saúde Pública e também ao público externo, o evento é uma parceria com o Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), o Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Câmara Técnica Interinstitucional (CSP/MPSC e UFSC).